Pedido de Informações
Liderança
Os organismos públicos devem desenvolver ambientes e modelos de trabalho que, com lideranças mobilizadoras, permitam aos trabalhadores identificar problemas, formular ideias, desenvolver propostas, colocar em prática projetos inovadores, avaliar os resultados e partilhar o conhecimento de forma mais colaborativa. Devem ainda desenvolver competências ao nível da assessoria política eficaz e oportuna.
As competências emergentes nesta área incluem o uso de técnicas de previsão, desenho de políticas experimentais, desenvolvimento de políticas baseadas em dados, formulação de políticas abertas, design e pensamento sistémico.
Os novos líderes devem, ainda, ser capazes de impulsionar a inovação, desenvolver equipas e fomentar o empoderamento, conhecimento e responsabilidade. Além disso, devem, igualmente, ser capazes de gerir a relação com terceiros no que diz respeito a contratação de serviços.
Outra competência essencial a desenvolver corresponde à capacidade de adaptação a ambientes de trabalho e formas de trabalho em rápida mudança que requerem um conjunto de competências sociais, emocionais e cognitivas, tais o pensamento criativo e a resolução de problemas, o pensamento crítico e a autoconsciência para reconhecer o próprio conhecimento e suas limitações.
A par destas competências são, também, importantes a capacidade para desenvolver empatia, cultivar relacionamentos, gerir efetivamente a dinâmica de grupo e aceitar responsabilidade.
Por último, será de destacar as novas metodologias de trabalho que requerem outro tipo de competências ao nível da gestão, comunicação, recurso a ferramentas interativas, gestão do tempo, autonomia e responsabilidade.
Destinatários:
Dirigentes em cargos de direção superior
Dirigentes em cargos de direção intermédia
Datas e Inscrições Abertas: https://sigef.ina.pt/
Cursos:
FORMAÇÃO EM CONSÓRCIO
Formação Avançada >AP (Consórcio FA>AP)
Consórcio com vista ao desenvolvimento das ações de formação de quadros técnicos superiores e dirigentes da Administração Pública, previsto no n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 19/2021, de 15 de março.
Liderança Executiva > AP (Consórcio Leap>AP)
Consórcio visando a qualificação, capacitação e valorização dos recursos humanos da Administração Pública, através de um programa de formação avançada, de cariz profissionalizante, e de investigação e experimentação aplicada nas áreas da liderança e gestão.
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DESENVOLVIMENTO EM LIDERANÇA
• Ciclo de dmaic (define, measure, analyse, improve and control)
• Curso para diretores escolares
• Desenvolvimento de programas de mentoria
• Gestão da comunicação e ciência
• Gestão da crise e mudança organizacional
• Gestão do conhecimento em serviço público
• Liderança em contexto público
• Melhoria da eficiência operacional nos serviços públicos (lean public governance)
• Mentoria avançada
• Modelos de liderança
• O auto-conhecimento e a gestão pessoal no contexto da gestão pública
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