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  • Última actualização: 29 maio 2020

FAQ’s

O que é um Centro Qualifica AP?

Um Centro Qualifica AP é um centro especializado em formação de adultos, vocacionado para o reforço da qualificação dos trabalhadores da Administração Pública (AP).

Em que áreas existem Centros Qualifica AP?

Existem Centros Qualifica AP nas seguintes áreas:
a)    Área governativa da Modernização Administrativa e Administração Pública, sediado na Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA);
b)    Área governativa da Defesa Nacional, sediado na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN);
c)    Área governativa do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sediado na Secretaria Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Quando foi criado o Centro Qualifica AP do INA?

O Centro Qualifica AP do INA foi criado através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 32/2019, de 14 de fevereiro.

A quem se destina a atividade do Centro Qualifica AP do INA?

A atividade do Centro Qualifica AP destina-se:
a)    Aos trabalhadores que desenvolvem atividade nos diversos serviços e organismos da área governativa na qual o centro se encontra integrado;
b)    Aos trabalhadores das áreas governativas sem Centro Qualifica AP.

Quais as principais responsabilidades do Centro Qualifica AP do INA?

Ao Centro Qualifica do INA, cumpre, em especial, apoiar os serviços e organismos que não disponham de um Centro Qualifica AP no respetivo departamento ministerial, assegurando:
a)    O acesso ao Programa Qualifica AP de todos os trabalhadores da Administração Pública;
b)    A constituição de equipas itinerantes para deslocação aos diferentes serviços e organismos da Administração Pública, para efeitos do disposto na subalínea anterior;
c)    A articulação permanente com os Coordenadores Qualifica AP, das áreas governativas sem Centro Qualifica AP.

Do ponto de vista da respetiva atuação, compete, ainda, ao Centro Qualifica AP do INA:
a)    Proceder à identificação dos trabalhadores com baixos níveis de qualificação, nomeadamente inferior ao nível secundário, e elaborar um plano de intervenção para um período de três anos;
b)    Promover sessões de informação e divulgação do programa junto dos serviços e dos trabalhadores a abranger;
c)    Articular com a rede de Centros Qualifica existentes, nomeadamente através da celebração de protocolos para encaminhamento dos trabalhadores e para o desenvolvimento dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, nas situações em que comprovadamente se justifique.

Que Etapas de Intervenção são asseguradas pelo Centro Qualifica AP do INA?

O Centro Qualifica AP do INA atua (sempre que necessário, em articulação com a rede de Centros Qualifica), nas seguintes Etapas de Intervenção:
Acolhimento: Consiste no atendimento de potenciais candidatos(as) e na sua inscrição no Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

Diagnóstico: Processo que visa aprofundar o conhecimento das características do(a) candidato(a), através da análise do seu perfil, e recolher informação que permita caracterizar o seu percurso de vida, nomeadamente no que diz respeito ao seu percurso de educação e formação e à sua experiência profissional e/ou ocupacional.

Informação e orientação: Atividades que visam apoiar a identificação de projetos individuais de qualificação escolar e/ou profissional e disponibilizar a informação necessária que permita a opção pela resposta que melhor se adeque ao perfil do(a) candidato(a).

Encaminhamento: Corresponde à definição da modalidade de qualificação a frequentar pelo(a) candidato(a) que mais se ajusta à concretização dos respetivos objetivos e condições de participação no programa.

Formação: Os(As) candidatos(as) devem frequentar formação complementar (mínimo de 50h), no âmbito do desenvolvimento do processo Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Reconhecimento e Validação de Competências: Visa a identificação das competências desenvolvidas ao longo da vida, em contextos formais, não formais e informais, através da construção de um portefólio de caráter reflexivo e documental.

Certificação de Competências: Momento em que o candidato é proposto para a realização de uma prova perante um júri de certificação, sendo que:
a)    Na certificação de competências escolares, a prova de certificação consiste na apresentação, perante um júri, de uma exposição e reflexão subordinada a uma temática desenvolvida no âmbito do portefólio.
b)    Na certificação de competências profissionais, a prova de certificação consiste numa demonstração eminentemente prática, perante um júri, das competências detidas no âmbito do referencial de competências profissionais.

Monitorização: Consiste na monitorização do percurso de qualificação que o trabalhador desenvolve, tendo em vista a verificação do cumprimento das trajetórias definidas, bem como a aferição dos resultados das aprendizagens efetuadas.

Como efetuar uma inscrição no Centro Qualifica AP do INA?

Para proceder à sua inscrição no Centro Qualifica AP, o candidato deve seguir as instruções que se encontram na página das inscrições.

Como saber mais sobre os programas de qualificação do Centro Qualifica AP do INA?

Para obtenção de mais informação sobre os Programas de Qualificação disponibilizados pelo Centro Qualifica AP, o interessado pode enviar pedido de contacto através do preenchimento de formulário disponível aqui.

 

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