Categorias
2.1. Liderança
Prática de influência positiva nos valores, atitudes e comportamentos das pessoas num contexto organizacional concreto. Exercício de um papel decisivo na moldagem da cultura organizacional da entidade, através de uma presença inspiradora, criadora de um sentido organizacional, fomentando a criação de condições para as pessoas se desenvolverem integralmente.
2.2. Comunicação interna
Práticas de comunicação que contribuam para aproximar as pessoas à organização, ajudando-as a entenderem as decisões e estratégias. Fomentar a credibilidade tendo em conta os diferentes interesses dos colaboradores da organização e a necessidade de promoção de um bom ambiente e motivação na prossecução dos objetivos estratégicos.
2.3. Gestão da mudança
Práticas de implementação de processos de mudança relevantes no contexto concreto da entidade. Ativação de práticas deliberadas de promoção da mudança, com objetivos concretos e com o envolvimento e adesão das pessoas. Destaque para ações que permitam a melhoria de indicadores de gestão nos serviços prestados.
2.4. Cooperação interna e entre organismos/unidades orgânicas
Práticas colaborativas que estimulam a conceção de melhores processos de trabalho, podendo decorrer de preceitos legislativos ou serem fruto de decisão autónoma das partes intervenientes. Testemunhos de esforços intencionais de cooperação em que o compromisso entre as partes está focalizado no alcance de resultados tangíveis.
2.5. Responsabilidade Social
Práticas desenvolvidas que vão além das obrigações legais em matéria social e ambiental. Integração e salvaguarda dos princípios da Responsabilidade Social e Igualdade de Género na Cultura Organizacional, como, por exemplo, nos domínios da aprendizagem ao longo da vida, da igualdade do género e da promoção da diversidade.
Para mais informações consulte o Regulamento Showcasing de Boas Práticas 2016-17.