Pedido de Informações
Exercício de Grupo
Curso de Preparação para as provas de seleção no Centro de Avaliação do EPSO
Competências a Desenvolver
- Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal
- Estabelecimento de Prioridades e Capacidade de Organização
- Espírito de Equipa
- Liderança
Objetivos Específicos
- Caraterizar o processo do Exercício de Grupo enquanto prova de Assessment Center
- Identificar os objetivos e as competências chave a avaliar
- Conhecer as diferentes fases de realização da prova e o que lhes será exigido
- Efetuar um autodiagnóstico no âmbito da preparação do Exercício de Grupo, identificando os próprios pontos fortes e os pontos fracos, tendo como suporte os referenciais do conhecimento
- Treinar comportamentos e atitudes desejáveis, relacionados com as competências a ser avaliadas em contexto de assessment.
Conteúdos Temáticos
1. Enquadramento teórico
1.2. Qual a importância estratégica da Prova de Grupo como técnica de seleção?
1.3. O caráter experimental desta prova e diretrizes gerais para um bom desempenho;
1.4. Apresentação e caraterização do conjunto específico de competências que serão avaliadas, mediante exemplos práticos.
2. Setting de realização da prova
2.1. Tamanho do grupo, função dos avaliadores e disposição da sala
2.2. Duração total e parcial de cada fase da prova
3. 1ª Fase: Informação disponibilizada e atribuição de um papel
3.1. As situações-tipo que são utilizadas como cenário de fundo para a discussão de grupo;
3.2. Exemplos da informação fornecida para:
- Enquadramento na situação prática
- Papel específico atribuído a cada candidato
3.3. Recomendações para otimização do tempo: técnicas de seleção e priorização da informação.
4. 2ª Fase: Discussão de Grupo
4.1. As 3 etapas: Início, Desenvolvimento e Resumo
4.2. Clarificação dos seguintes conceitos em contexto de desenvolvimento das áreas chave:
- Grupo/Equipa; Team Player; Inteligência Emocional; Liderança; Foco Atencional; Linguagem Corporal; Resiliência; Gestão/Moderação de Reuniões
4.3. O ponto de vista do candidato e do avaliador
4.3.1. Exemplos possíveis de dinâmica de grupo e flexibilidade comportamental com vista ao alcance de uma solução
4.3.2. Comportamentos específicos, a adotar e a evitar em cada fase
5. Treino do Exercício de Grupo
5.1. Análise personalizada dos comportamentos e respostas desejáveis;
5.2. Identificação dos pontos fracos a trabalhar e dos pontos fortes, a reforçar.
Metodologia Pedagógica
Recorrer-se-á a uma metodologia mista, composta por diversos períodos do tipo Expositivo/Interrogativo/Ativo, incluindo exercícios de simulação e análise de situações de trabalho colaborativo, em que se pretende que os formandos ponham em prática os conceitos aprendidos, mantendo sempre em mente os pontos-chave a ser avaliados no Assessment.
A metodologia, na parte ativa, fará recurso a diferentes dinâmicas de grupo, tirando partido do facto de estarem 2 formadores em sala, para desafiar positivamente os participantes a exporem-se e conhecerem os seus comportamentos em situações de avaliação de grupo. No final os formados serão convidados a levar a cabo uma auto e heteroavaliação.