O sítio do INA utiliza cookies para melhorar o seu desempenho e a sua utilização. Os cookies utilizados para as ações essenciais do sítio encontram-se definidas. Consulte a política de privacidade.

Eu aceito cookies.

                                                                                            Linkedin  twitter  facebook  Instagram  Youtube

Pedido de Informações

Exercício de Grupo

Curso de Preparação para as provas de seleção no Centro de Avaliação do EPSO

Competências a Desenvolver

  • Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal
  • Estabelecimento de Prioridades e Capacidade de Organização
  • Espírito de Equipa
  • Liderança

Objetivos Específicos

  • Caraterizar o processo do Exercício de Grupo enquanto prova de Assessment Center
  • Identificar os objetivos e as competências chave a avaliar
  • Conhecer as diferentes fases de realização da prova e o que lhes será exigido
  • Efetuar um autodiagnóstico no âmbito da preparação do Exercício de Grupo, identificando os próprios pontos fortes e os pontos fracos, tendo como suporte os referenciais do conhecimento
  • Treinar comportamentos e atitudes desejáveis, relacionados com as competências a ser avaliadas em contexto de assessment.

Conteúdos Temáticos

1. Enquadramento teórico

1.2. Qual a importância estratégica da Prova de Grupo como técnica de seleção?
1.3. O caráter experimental desta prova e diretrizes gerais para um bom desempenho;
1.4. Apresentação e caraterização do conjunto específico de competências que serão avaliadas, mediante exemplos práticos.

2. Setting de realização da prova

2.1. Tamanho do grupo, função dos avaliadores e disposição da sala
2.2. Duração total e parcial de cada fase da prova

3. 1ª Fase: Informação disponibilizada e atribuição de um papel

3.1. As situações-tipo que são utilizadas como cenário de fundo para a discussão de grupo;
3.2. Exemplos da informação fornecida para:

- Enquadramento na situação prática

- Papel específico atribuído a cada candidato

3.3. Recomendações para otimização do tempo: técnicas de seleção e priorização da informação.

4. 2ª Fase: Discussão de Grupo

4.1. As 3 etapas: Início, Desenvolvimento e Resumo
4.2. Clarificação dos seguintes conceitos em contexto de desenvolvimento das áreas chave:

- Grupo/Equipa; Team Player; Inteligência Emocional; Liderança; Foco Atencional; Linguagem Corporal; Resiliência; Gestão/Moderação de Reuniões

4.3. O ponto de vista do candidato e do avaliador

4.3.1. Exemplos possíveis de dinâmica de grupo e flexibilidade comportamental com vista ao alcance de uma solução
4.3.2. Comportamentos específicos, a adotar e a evitar em cada fase

5. Treino do Exercício de Grupo

5.1. Análise personalizada dos comportamentos e respostas desejáveis;
5.2. Identificação dos pontos fracos a trabalhar e dos pontos fortes, a reforçar.

Metodologia Pedagógica

Recorrer-se-á a uma metodologia mista, composta por diversos períodos do tipo Expositivo/Interrogativo/Ativo, incluindo exercícios de simulação e análise de situações de trabalho colaborativo, em que se pretende que os formandos ponham em prática os conceitos aprendidos, mantendo sempre em mente os pontos-chave a ser avaliados no Assessment.
A metodologia, na parte ativa, fará recurso a diferentes dinâmicas de grupo, tirando partido do facto de estarem 2 formadores em sala, para desafiar positivamente os participantes a exporem-se e conhecerem os seus comportamentos em situações de avaliação de grupo. No final os formados serão convidados a levar a cabo uma auto e heteroavaliação.

EndFAQ

« voltar