Pedido de Informações
Entrevista baseada nas Competências
Curso de Preparação para as provas de seleção no Centro de Avaliação do EPSO
Competências a Desenvolver
- Aprendizagem e desenvolvimento pessoal
- Resiliência
- Liderança
Objetivos Específicos
- Identificar as competências chave a avaliar
- Caraterizar o processo da entrevista enquanto prova de Assessment Center
- Efetuar um auto diagnóstico no âmbito da preparação da entrevista tendo como suporte os referenciais do conhecimento
- Identificar os componentes verbais e não-verbais da comunicação a demonstrar durante a entrevista
- Associar as perguntas às respostas que permitem a demonstração de cada competência;
- Treinar comportamentos e atitudes desejáveis em contexto de simulação de entrevista
Conteúdos Temáticos
1.Enquadramento teórico
Identificação, definição e descrição das competências
2. A entrevista – Processo
Caraterísticas: Tipo, duração/perguntas, intervenientes, distribuição espacial
3. O Comportamento no contexto da entrevista de competências
3.1. Os três C’s na Comunicação
3.2. O Processo Narrativo
3.3. O Modelo Star
3.4. A linguagem não-verbal e as micro expressões
4. A condução da entrevista e as perguntas tipo
4.1. Aprendizagem, desenvolvimento pessoal e as âncoras
4.2. Resiliência e as âncoras
4.3. Liderança e as âncoras
5. A demonstração das competências na entrevista
5.1. Como se preparar para a entrevista – O Balanço de Competências
5.2. Treino de situações de entrevista – análise personalizada dos comportamentos e respostas desejáveis
5.3. Key Points ecológicos
Metodologia Pedagógica
Predominantemente ativa com apelo à experiência profissional/pessoal de cada participante e análise de situações de entrevista.