INA: 40 anos de História
Para assinalar o seu 40.º aniversário, o INA lança uma publicação digital que assinala os principais marcos da sua atividade na qualificação da Administração Pública.
Criado em 1979, na dependência do Primeiro-Ministro, o então Instituto Nacional de Administração (INA) tinha como missão “contribuir, através do ensino, da investigação científica e da assessoria técnica, para o aperfeiçoamento e modernização da administração do Estado”. Desde essa altura, e até à data, o INA promove a formação profissional como um investimento na Administração Pública e nas pessoas que nela trabalham para um serviço público de qualidade.
Durante as décadas de 80 e 90 do século passado, a formação constituiu a atividade principal do INA, com uma vasta oferta de cursos de nível superior, tendo em vista a preparação do pessoal, dirigente e técnico, do setor público, administrativo e empresarial.
Além da formação, a partilha de conhecimento sobre Administração Pública - através da realização de conferências, seminários e da publicação de diversos livros pela INA Editora - pautaram a atividade do INA em prol de um serviço público mais moderno e eficaz.
Em 2012 foi aprovada a orgânica da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, mantendo do acrónimo INA, e além da área da formação profissional, passou a integrar as áreas de recrutamento e seleção, gestão da mobilidade geral e especial, e consultoria nacional e internacional.
Recentemente, através da Portaria n.º 78/2019, de 14 de março, foi aprovada a última estrutura orgânica que veio reforçar as áreas de atuação do INA num novo ciclo de desenvolvimento estratégico assente em quatro pilares: a formação, o recrutamento, a inovação e o Centro de Conhecimento AP, que integra a Biblioteca e a INA Editora.
A publicação “INA – 40 anos de História” está disponível aqui.
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6 de dezembro de 2019